Descubra 4 maneiras de tornar o ensino mais atraente usando tecnologia
O uso da tecnologia na educação já está se tornando realidade, e atuantes da área, como a mestre e especialista em Educação Claudia Vieira Levinsohn, incentivam cada vez mais essa prática.
Com os avanços digitais, foi possível desenvolver uma série de facilidades que ajudam os estudantes a aprimorar seu conhecimento.
No entanto, algumas instituições e educadores podem ter dificuldade de introduzir essas modernidades no ensino. Nesse caso, vale a pena conferir algumas dicas que podem promover uma educação mais tecnológica e acompanhar as novas tendências do futuro.
Confira mais detalhes a seguir.
A importância de usar tecnologia na educação
Utilizar a tecnologia na educação pode ser a porta de entrada para oportunidades de um ensino mais inclusivo, acessível e moderno. Equipamentos virtuais e conexão com a internet são apenas algumas das ferramentas que facilitam as práticas de aprendizado, tornando-as mais simples.
Além disso, na opinião de Claudia Vieira Levinsohn, é fundamental que o ensino acompanhe as tendências dos jovens, que estão cada vez mais conectados.
Dessa forma, será possível manter o interesse pelo conhecimento da parte dos alunos, enquanto as rotinas de ensino ficam mais instigantes e, ao mesmo tempo, são oferecidos mais recursos para os profissionais que atuam na educação.
Como a tecnologia pode ser aplicada no ensino
Atualmente, a tecnologia é algo vital em nossas vidas, e não poderia ser diferente na educação. Mas, como usá-la nesse setor? Existem algumas formas de aplicação que a tornam mais acessível e prática para alunos e professores. Veja abaixo as principais maneiras de integrar essas duas áreas.
Leituras on-line
Introduzir a leitura on-line é uma forma simples de unir tecnologia e educação, aproveitando recursos gratuitos presentes na internet e dos dispositivos. Diversos aparelhos possuem suporte para materiais adicionais, que complementam o conteúdo, como fotos e vídeos.
Além disso, contamos com a facilidade de se ler em computadores, smartphones ou tablets, ampliando o acesso dos estudantes, ao passo que torna a atividade mais dinâmica.
Aplicativos
O uso de aplicativos para o aprendizado já é uma realidade no cenário educacional. Existem vários programas desenvolvidos para auxiliar os estudantes, inclusive propostos pelo Governo Federal.
Por meio de plataformas interativas, os alunos podem não apenas aprender a teoria, como colocar os conhecimentos em prática e ter um ensino mais integrado, que reforça o conteúdo e contribui para manter o interesse na matéria.
Utilize as redes sociais para fins pedagógicos
É fato que as redes sociais já se tornaram parte da realidade de alunos e educadores. Por isso, é possível integrar tecnologia e educação usando esses meios. Diversas instituições usam esses canais para se comunicar com o público, divulgar atividades ou tirar dúvidas em momentos de ensino.
Além disso, é uma forma acessível e de amplo alcance para que pessoas comprometidas com a causa, como Claudia Vieira Levinsohn, utilizem sua influência para divulgar conteúdos educativos e de conscientização.
Procure unir a diversão ao aprendizado
Ainda, uma forma interessante de unir tecnologia e educação é propor mais diversão nas formas de aprendizado.
Isso pode ser feito por meio de aplicativos e plataformas interativas, ou até mesmo por meio de jogos eletrônicos que prendem a atenção dos alunos, tornando as atividades mais prazerosas.
Os equipamentos digitais são dinâmicos, e trazem diversas possibilidades de elaborar atividades divertidas, que prendam a atenção do público e incentivam os estudos no dia a dia.
A tecnologia é o futuro da educação?
A educação já está mudando, e uma das principais causas é a tecnologia. É necessário que essa área acompanhe as tendências digitais, para não se tornar obsoleta e conseguir cumprir seu papel na formação dos estudantes.
Por isso, é possível esperar que as práticas do futuro sigam a modernização do ensino, e é fundamental que educadores e profissionais comecem a integrar esses dois recursos.
Assim, a área continuará sendo inovadora, aproveitando os benefícios que a transformação digital pode oferecer. Essa é a recomendação de inúmeros especialistas, como Claudia Vieira Levinsohn e outros profissionais.