Conheça as 10 construtechs que estão erguendo o futuro do país

Notícias Relacionadas

Você já ouviu falar no termo construtech? Sabe o que faz uma empresa ganhar esse nome? Conhece o impacto que esse tipo de negócio traz ao mercado da construção civil? Se a resposta para todas essas perguntas for não, você achou o lugar certo!

No artigo de hoje vamos tratar exatamente desse assunto que vem ganhando espaço no mercado civil. Preparado? Vamos começar! 

O que significa Construtech?

O termo construtech nada mais significa do que uma startup que trabalha com foco em empresas de construção civil. Simples, assim! 

As startups são conhecidas pela sua paixão por tecnologia e inovação. Chamadas também de aceleradoras digitais, o seu objetivo principal é desenvolver ferramentas tecnológicas que agilizem e resolvam os problemas do mercado de maneira ágil e prática. 

Essas startups nasceram da necessidade de empresas construtoras gerenciarem melhor o tempo e as demandas das áreas financeiras e administrativas, que passavam por dificuldades, como por exemplo: gastos acima do orçamento e problemas para motivar e incentivar as equipes. Com isso as construtechs trouxeram a inovação que esse mercado necessitava. 

Dentre os serviços que as construtechs oferecem às empresas e aos consumidores, podemos citar:

  • Planejamentos;
  • Desenvolvimentos de projetos;
  • Comercialização;
  • Manutenção;
  • Serviços gerais – relacionados ao segmento.

Para que uma empresa possa ser considerada uma construtech é necessário que ela desenvolva e implemente em sua base um sistema de software que consiga resolver os problemas e otimizar o dia a dia dos seus futuros clientes. As construtechs vêm revolucionando o mercado de uma forma bem significativa. Com elas, os profissionais que atuam dentro desse segmento podem trabalhar de maneira mais ágil. 

Escolher uma startup desse segmento pode trazer diversos benefícios para você e para a sua empresa, entre eles:

  • Soluções inovadoras;
  • Planejamentos personalizados;
  • Resolução ágil dos problemas;
  • Gestão e execução de projetos,
  • Projetos entregues dentro do prazo;
  • Redução de custos,
  • E muito mais!

Para se ter uma ideia, os impactos que elas geram são tantos que esse é um dos segmentos que mais cresce. Uma das razões é que elas conseguem reduzir os custos de determinados projetos e consequentemente aumentar a receita de uma empresa cliente. As relações também se intensificam dentro das construtechs, isso porque os clientes se sentem mais próximos e confiantes na execução dos projetos. 

10 construtechs que estão erguendo o futuro do país

Agora, chegou a hora de conhecer quais são as construtechs que estão transformando o futuro do país. Vamos lá!

  • AutoDoc: oferece às empresas soluções de gerenciamento e análises técnicas que vão desde o desenvolvimento do projeto até o seu pós-obra. Essa construtech garante uma maior produtividade e agilidade em todos os processos da construção.  
  • CrediHome: voltada para o mercado imobiliário, essa construtech oferece crédito em conjunto com bancos e operadoras. Fora isso ela identifica e ajuda a guiar para a escolha final da melhor linha de crédito para cada cliente. 
  • EmCasa: também voltada para o mercado imobiliário, essa plataforma oferece a compra e venda de propriedades residenciais, além disso, o cliente pode contar com ela em todos os processos de negociação e fechamento do contrato. 
  • Gabster: é uma plataforma que une todas as áreas da construção civil – reforma, decoração e construção. Nela podem se conectar empresas que desejam planejar e estruturar seus projetos de maneira simplificada. 
  • inGaia: considerada uma plataforma de marketplace, a inGaia conecta corretores, incorporadoras e imobiliárias para que eles se unam em parceria e fechem negócio. Dentro dessa plataforma, eles podem fazer a gestão dos leads, compras, vendas e até mesmo contratos. 
  • LAR.app: voltadas para condomínios, o principal objetivo dessa startup é fazer com que os condôminos possam fazer a gestão de gastos, por meio de um sistema eficiente e transparente. 
  • LiveHere: mais uma plataforma de locação, só que nesse caso, específica para estudantes universitários. Seu objetivo é oferecer qualidade, conforto e segurança aos estudantes. 
  • Prevision: oferece uma ferramenta que auxilia no gerenciamento dos projetos. Nessa plataforma, os cadastrados podem planejar e acompanhar em tempo real as informações disponíveis e assim, tomarem decisões mais eficientes.  
  • Uliving: voltada para os jovens, a Uliving oferece aluguel de cama e quartos, isso mesmo! Uma forma mais prática de morar em um lugar personalizado e que possui ambientes de convívio compartilhado.  
  • Yuca: também uma facilitadora de coliving. Oferece quartos privados em ambientes compartilhados, eliminando todas as etapas burocráticas para o fechamento do negócio.

As construtechs são startups que prestam serviços que abrangem todo o mercado de construção civil, desde as construtoras até as incorporadoras e empreiteiras. Chegando até mesmo aos consumidores finais dessas empresas. 

Pode ser que empresas mais tradicionais não aceitem bem a ideia de investir em uma startup, mas contar com elas vai garantir a eficiência e bons resultados para os seus projetos.

Independentemente de qual seja o seu objetivo ao realizar um projeto, conte com uma construtech. Você não vai se arrepender!

Sobre o autor: Rodrigo Rincón, profissional que atua na área de Engenharia Civil há 10 anos e, hoje, contribui para blogs e portais, trazendo aos estudantes e profissionais do segmento tópicos como sustentabilidade, gestão, tecnologia e inovação.”

Mais informação

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Populares