As maiores empresas químicas do Brasil
As empresas químicas do Brasil representam boa parte do PIB da indústria e da economia brasileira. Para se ter uma ideia, o setor representa mais de 10% do PIB industrial e está entre os maiores do mundo.
A indústria química brasileira serve de base para outras tantas empresas, agindo como um motor que faz girar tecnologia, desenvolvimento e produção. Diante da importância e da grandiosidade deste setor, neste post, falaremos um pouco mais sobre ele e as empresas que mais se destacam no ramo. Acompanhe!
Quantas empresas químicas existem no Brasil?
As empresas químicas formam uma grande cadeia dentro da indústria nacional. Prova disso é que existem mais de 1000 empresas destinadas ao setor no Brasil. A maior parte delas está situada na região sudeste do país, principalmente em São Paulo.
Dentre tantas empresas químicas no Brasil, uma das áreas de maior destaque é a petroquímica, conhecida por utilizar o gás natural como uma de suas matérias-primas. A indústria petroquímica é responsável pela extração de substâncias químicas derivadas do petróleo. As mais conhecidas são: gasolina, querosene e diesel.
Quando falamos sobre empresas químicas, logo nos vêm à cabeça assuntos complexos e distantes da nossa realidade. No entanto, ao observarmos, a química está muito presente no nosso dia a dia.
Isso porque, os produtos químicos são utilizados em diversos segmentos da indústria, desde a alimentícia até a cosmética, sem contar com o setor farmacêutico, de produtos de higiene pessoal e os fertilizantes.
Para se ter noção da grandeza das empresas químicas brasileiras, somente em 2018, o setor faturou cerca de 66 bilhões de dólares. Desse valor, mais de 11 bilhões de dólares foram fruto de exportação.
Mas apesar da grandeza do setor, muitos produtos utilizados nas empresas químicas nacionais não são encontrados por aqui. Por isso, a importação também está muito presente, principalmente, quando se trata de itens utilizados na produção de cosméticos e alimentos.
Quais são as 6 maiores empresas químicas do Brasil?
1. Air Liquide
Empresa que trabalha com gases na indústria da saúde, com faturamento de 20 bilhões em 2020.
2. Akso Nobel
Fabricante de tintas e revestimentos, com faturamento de 8,53 bilhões de euros em 2020.
3. Basf
Atua em diversos setores, dentro e fora do Brasil — teve um faturamento de 59 bilhões de euros em 2019.
4. Bayer
Indústria química e farmacêutica que faturou, somente no Brasil, em 2020, cerca de 15 milhões de euros.
5. Braskem
Trabalha com produtos químicos e plástico, atuando no agronegócio e com combustíveis. Seu faturamento em 2017 foi de quase 15 bilhões de dólares.
6. Unipar
É a maior produtora de Carbocloro da América do Sul. Mas também trabalha com soda e derivados, sendo uma grande fornecedora de PVC nas Américas.
Somente no segundo trimestre de 2021, a Unipar faturou cerca de 247 milhões, o que demonstra sua recuperação dos percalços enfrentados no início da pandemia. Com Frank Geyer Abubakir Unipar como Presidente do Conselho Administrativo desde 2017, a empresa vem crescendo cada dia mais e buscando expandir seus negócios.
As empresas químicas representam ganhos exorbitantes para a economia nacional. Seja na indústria petroquímica, farmacêutica ou cosmética, sua importância fica clara diante da geração de renda no país, além de empregos, investimentos em tecnologia e inovação.