Consumidores pesquisam online antes de comprar presente de Natal

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Consumidores pesquisam online antes de comprar presente de Natal

Cada vez mais consumidores estão aderindo às pesquisas online antes das compras de Natal, e lojistas precisam estar atentos a essa tendência.

Segundo a pesquisa Think with Google, as buscas por termos como “bom e barato” cresceram 40% em 2022. Ou seja, o público está mais antenado para os preços e comparações em ferramentas virtuais.

Por outro lado, um levantamento proposto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que mais de 80% dos compradores pretendem procurar seus presentes offline. 

Esse comportamento se fortaleceu em 2022, e os varejistas precisam encontrar o equilíbrio entre os dois segmentos. “O modelo figital, que une o físico e o digital, reforça tendência de comportamento do consumidor no pós-pandemia”, comenta Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping, para o portal Bússola Exame. 

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre as tendências de compras de Natal em 2022, e saber como se preparar do jeito certo.

Compras de Natal começaram mais cedo este ano

Ainda conforme o Think With Google, 26% dos consumidores já começaram as suas compras de Natal 2022, mais cedo que nos anos anteriores.

Foi possível identificar essa movimentação por meio dos termos que cresceram na ferramenta de pesquisa, como “aberto perto de mim” e “comparado a”. Isso indica as intenções de compras do público, principalmente em estabelecimentos físicos.

Além disso, o termo “melhor momento para” cresceu nos últimos 12 meses, e mostra o desejo dos consumidores pelas oportunidades sazonais.

Para os varejistas, acompanhar o mercado é fundamental para atender às compras de Natal 2022, já que as expectativas são de que 118 milhões de consumidores comparecem no comércio, segundo a CNDL.

Além disso, a pesquisa indica que 73% dos consumidores planejam dar presentes para entes queridos este ano, e já começaram a procurar. 

No entanto, os principais canais de busca se concentram na internet. Isso reforça a perspectiva de aumento nas vendas entre as lojas físicas, mas chama atenção para a importância do digital.

Como se preparar para a temporada de compras de fim de ano?

Os lojistas e varejistas precisam ter atenção para as tendências de compras de Natal 2022 se quiserem se preparar para a temporada.

Isso porque a pandemia de coronavírus mudou o comportamento do consumidor, e é necessário esperar novas demandas para o final do ano.

“A capacidade de adaptação está sendo cada vez mais exigida tanto no varejo físico quanto no digital. O novo tempo demanda dos lojistas a construção de oportunidades diante das mudanças que aparecem, sem deixar de lado a interação entre as pessoas”, orienta Priscilla Levinsohn.

Mesmo que as intenções sejam buscar lojas físicas, as pesquisas online ganharam força entre o público. Por isso, a melhor forma dos comerciantes se prepararem é encontrar o equilíbrio para seu negócio.

É fundamental se dedicar à presença online, nas redes sociais e nas pesquisas Google, mas também estruturar as vendas físicas, para não deixar o cliente na mão.

Os profissionais recomendam investir nos canais digitais para manter o relacionamento com o cliente, mas trabalhar com a temática de fim de ano para atrair mais clientes no comércio presencial.

Como se destacar nas compras de Natal 2022?

Na prática, os comerciantes precisam estar presentes nos dois ambientes, físico e digital, para se destacar no Natal 2022. É fundamental aparecer nas buscas, mas conseguir atender à demanda.

“O mais importante é ficar atento aos comportamentos e às necessidades do cliente e, principalmente, às demandas tecnológicas para não ficar para trás”, recomenda Priscilla Levinsohn

Assim, será possível acompanhar as compras de Natal este ano e ter resultados positivos no negócio.

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