O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, está se tornando uma data cada vez mais importante no calendário do varejo físico e online.
Isso porque ele deixou de ser apenas um dia comum de ofertas, e se tornou a primeira Black Friday do semestre.
Assim como o evento de promoções que ocorre em novembro, o Dia do Consumidor passou a trazer descontos atrativos, e o público começou a esperar pela data para fazer compras.
Para ter sucesso nas vendas do seu negócio e aproveitar essa celebração, conheça mais sobre a data e quais as principais dicas para atrair mais clientes.
Como surgiu o Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor foi uma data criada nos Estados Unidos pelo presidente John Kennedy no ano de 1962.
A intenção era lembrar e proteger os direitos do consumidor, não apenas entre os compradores, mas também para que as empresas e lojas se recordem do compromisso que devem ter.
Para isso, muitas passaram a demonstrar seu respeito e valorização com descontos especiais, um hábito que se espalhou pelo mundo.
No Brasil, a data começou a se tornar um evento no calendário em 2014, se tornando uma espécie de “Black Friday do primeiro semestre”.
Diversas empresas, e-commerce e varejos promovem descontos e campanhas especiais para atrair os clientes. As porcentagens de promoção são consideravelmente altas.
Além disso, especialistas também indicam ser um momento atrativo para trabalhar com vendas antes dos principais feriados.
“O Dia do Consumidor é uma ótima data para movimentar o varejo, que costuma ter queda nas vendas no período entre pós-Natal e Dia das Mães”, aponta a diretora de marketing do Colinas Shopping, Priscilla Levinsohn.
Data movimenta vendas físicas e online
O Dia do Consumidor está movimentando cada vez mais as vendas físicas e online, se consolidando no calendário comercial.
Segundo dados do portal CanalTech, em 2022, a época apresentou um crescimento de 40% nas vendas do varejo, em relação ao ano anterior.
Esses resultados vêm apresentando crescimento desde 2018, quando uma pesquisa do portal ThinkWithGoogle indicou que as buscas pelo termo praticamente dobraram entre 2017 e 2018, enquanto 73% dos consumidores que compraram na época começaram a pesquisar uma semana antes.
Em outras palavras, o consumidor não apenas espera pelo evento, como também se movimenta para aproveitá-lo.
Algumas dicas para planejar promoções no Dia do Consumidor
Para aproveitar o Dia do Consumidor e transformar a época em uma “segunda black friday”, seguir algumas dicas de atuação pode ajudar bastante.
A princípio, é fundamental se organizar para desenvolver promoções atrativas. “É importante planejar a data para conseguir oferecer descontos que estejam dentro da realidade do negócio”, alerta Priscilla Levinsohn.
Caso contrário, o negócio não poderá ter os resultados esperados, pois não desenvolveu campanhas correspondentes ao seu momento.
Após organizar o negócio, uma boa estratégia é investir em praticidades para o comprador, como disponibilizar os produtos pela internet.
Segundo artigo de Priscilla Levinson para o portal Exame, cada vez mais consumidores estão adeptos a comprar nos canais figital, unindo as duas experiências. É importante que o empreendedor possa oferecer isso no Dia do Consumidor.
Finalmente, é fundamental considerar alguns benefícios atrativos para vender mais, como cashback, frete grátis em pedidos online e promoções que reduzem o valor do produto.
Dessa forma, o consumidor ficará mais interessado na compra e poderá contribuir com o seu faturamento.
Vale a pena se preparar para o Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor está se tornando uma segunda Black Friday no Brasil e se preparar para esse evento não é só necessário, como indispensável se você quiser ter um resultado positivo.
Com promoções e campanhas estratégicas, é possível aumentar as vendas no período e ter um faturamento mais expressivo.
Por isso, realize um planejamento adequado, para não comprometer seu negócio, e estude o mercado para obter resultados mais positivos.