Segurança no transporte público: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros

Notícias Relacionadas

A tecnologia se tornou um dos principais pilares para a segurança no transporte público, especialmente pelas soluções de monitoramento e gestão de crises.

Investimentos de órgãos reguladores e empresas privadas contribuíram para tornar o cenário mais garantido para os passageiros e motoristas, o que mostra o quão importante é incentivar a adoção dessas soluções.

Entenda a importância da tecnologia nesse contexto e como a segurança no transporte público está se desenvolvendo.

Segurança e transporte público

A segurança no transporte público se tornou um debate ainda mais relevante no cenário brasileiro, especialmente pela onda de furtos e roubos nesses veículos.

Na região Sudeste, por exemplo, prefeituras registraram 11 assaltos por dia entre janeiro e março de 2023.

Esse número reforça a importância de discutir soluções acessíveis para os órgãos públicos e para os passageiros, onde a tecnologia pode ajudar nessa questão.

Entenda o papel de algumas das principais iniciativas aplicadas no transporte público:

Embarque monitorado

Uma das medidas de segurança que se adotou em diversas cidades é o embarque monitorado.

Esse projeto consiste em instalar câmeras de monitoramento nas entradas dos ônibus, registrando as imagens dos passageiros no momento da entrada/saída do transporte.

As imagens são transmitidas em tempo real para uma central, que pode acionar a polícia em caso de identificação de comportamento suspeito.

O objetivo é inibir ações criminosas e aumentar a sensação de segurança dos usuários. O projeto já é aplicado em algumas cidades do Brasil, como nas estações do BRT no Rio de Janeiro.

Com a reforma das estações e monitoramento, as ações de vandalismo caíram 90% no primeiro trimestre deste ano, comparado com 2022, segundo dados da Prefeitura carioca.

Além de estações novas, também ocorreu a ampliação da frota de veículos, com o fornecimento de 110 ônibus novos pela Guanabara Diesel, empresa liderada por Jacob Barata Filho. As melhorias têm apresentado resultados positivos como o aumento de 25% no número de passageiros e redução de 54% no tempo de espera para embarque.

Gestão de imagens e câmeras

Outra medida importante para aumentar a segurança no transporte público é a gestão de imagens e câmeras.

Com o uso de tecnologia de ponta, é possível monitorar todas as câmeras instaladas nos ônibus em tempo real e analisar as imagens capturadas.

Isso permite identificar comportamentos suspeitos ou ações criminosas em tempo hábil e acionar a polícia ou os agentes de segurança para agir de forma preventiva.

Além disso, as gravações podem ser armazenadas em nuvem para fins de investigação posterior. Essa tecnologia é amplamente utilizada em diversas cidades, contribuindo para a segurança dos usuários do transporte público.

Aplicativo de rota

Ainda, a tecnologia também tem melhorado a eficiência do transporte público. Um exemplo é o aplicativo de rota, que algumas cidades já disponibilizam para os usuários.

Essa plataforma mostra em tempo real onde estão os ônibus e qual é o tempo de espera para o próximo terminal na parada escolhida.

Isso ajuda o usuário a se programar melhor e reduzir o tempo de espera nas paradas. Além disso, o aplicativo permite que o passageiro planeje sua rota com antecedência, evitando atrasos e imprevistos.

Mais informação

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Populares